Quadro de aula de História do Cinema sobre os anos 1920, com anotações feitas para a aula (primeira parte)
Quadro de aula de História do Cinema sobre os anos 1920, com anotações feitas para a aula (segunda parte)

O caos de hoje na aula de História do Cinema, que destacou a década de 1920 e suas adjacências, não foi apenas o das minhas anotações no quadro.

Construir panoramas históricos é um exercício incrível, equivocadamente desprezado por muita gente em nome de críticas a abordagens totalizantes. Não espero abranger e compreender tudo, mas sou curioso e, enquanto coleciono as incontáveis lacunas no caminho, me interessa abrir bastante os olhos e ouvidos para a multiplicidade da experiência do cinema.

Acho que nunca aprendi tanto.

Sou professor de história e teoria do cinema da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador, desde maio de 2017. Criei o incinerrante em setembro de 2009, e desde então o site abriga alguns traços das minhas atividades como professor, pesquisador, crítico, curador e programador. Também criei, junto com a minha companheira, a Juliana (<3), um projeto chamado a quem interessar possa, que a gente começou em abril de 2016. Se quiser saber mais sobre mim, pode começar com a breve apresentação e os links que coloquei aqui.