Mãos

Em 1983, sob os auspícios do Centre National de la Photographie, a cineartista Agnès Varda participa de uma série de pequenas vinhetas para a televisão francesa, intitulada "Um minuto para uma imagem" e dedicada a comentários livres sobre fotografias as mais variadas. Com duração de aproximadamente um minuto, em alguns casos quase dois, cada um desses comentários em voz over ressoa sobre a emissão das imagens na tela, desnaturando as fotografias, por assim dizer: em vez de permanecerem estáticas e fixas diante do olhar espectatorial, as imagens assumem uma condição de fluidez, diante de um olhar móvel que, por meio de zooms, movimentos de câmera e cortes, assume o papel de mediador para o olhar espectatorial.

Eis um comentário bastante criativo de Agnès Varda sobre uma fotografia de André Martin de 1968:

Fiz as legendas em português, em tradução direta do áudio em francês. Para o poema de Baudelaire, consultei a tradução de Ivan Junqueira do livro As Flores do Mal.

Professor de história e teoria do cinema da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador. Nascido em São Paulo, de onde saiu aos 9 anos de idade, já morou em Goiânia, Brasília, Florianópolis e Montréal. É pesquisador e crítico de cinema e cultura visual, programador e curador de mostras e festivais de cinema, doutor em Arte e Cultura Visual, com pesquisa sobre cinema e direitos humanos. É indeciso e nervoso, tenta ser leve e cuidadoso, consegue ser magro e comer muito.

Se você gostou do texto, compartilhe!