Esta é a página dedicada à disciplina de graduação COMA87 - História do Cinema 1, que ofereço no segundo semestre de 2018, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, como optativa da área de concentração em Cinema e Audiovisual do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e também de outros cursos.

Você pode acessar a versão atual, com cronograma completo e prazos das atividades de avaliação, incluindo previsão de Congresso UFBA 2018, divulgada em 07/09/2018, que pode também ser visualizada mais abaixo. Conforme o que está previsto no programa, você pode também consultar as diretrizes de avaliação, divulgadas em 17/09/2018.

O histórico de versões do programa inclui a versão divulgada em 05/09/2018, já com uma primeira previsão de cronograma completo, a versão divulgada em 21/08/2018, que tinha o cronograma do curso até a aula 8, e a versão inicial, divulgada em 08/06/2018, que delineava a proposta geral do curso e seu conteúdo programático, sem detalhar o cronograma.

A oferta deste componente em 2018.2 tem como base a proposta de atualização do quadro curricular da área de concentração em Cinema e Audiovisual, como parte de um futuro curso de dois ciclos em Cinema e Audiovisual. Por essa razão, considera-se, aqui, que este componente equivale, no novo quadro proposto, à disciplina História do Cinema e do Audiovisual, cuja proposta atual de ementa é a seguinte:

Problemas e métodos de história do cinema e do audiovisual, da arte e da imagem. Periodização e diferenciação de tendências, movimentos e contextos da história do cinema e do audiovisual em perspectiva mundial. Características tecnológicas, econômicas e estéticas do cinema e de outras mídias audiovisuais em abordagem histórica comparada. Configurações e transformações contemporâneas do cinema e do audiovisual.

Os seguintes objetivos correspondem à ementa proposta:

  • Introduzir noções sobre a história como ciência humana e, principalmente, a história do cinema e do audiovisual: objeto, fonte e documento; contextualização e periodização; narrativa, temporalidade e anacronismo; cinema e audiovisual como objeto, fonte e documento históricos.

  • Apresentar conceitos que permitam a periodização e a diferenciação de tendências, movimentos ou contextos da história do cinema e do audiovisual em perspectiva mundial, assim como o questionamento reflexivo de definições específicas de períodos, tendências, movimentos ou contextos.

  • Diferenciar as abordagens fundamentais da história do cinema e do audiovisual – estética, tecnológica, político-econômica e sociocultural – e compreender seus principais períodos, tendências, movimentos ou contextos por meio da combinação exploratória de abordagens distintas.

Se tiver dúvidas, questionamentos, comentários, críticas e sugestões, indicações de textos ou de filmes ou qualquer outra coisa, escreva nos comentários no final do post ou entre em contato. Obrigado!

Programa (data da última versão: 07/09/2018)

Diretrizes de avaliação (data da última versão: 17/09/2018)

Sou professor de história e teoria do cinema da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador, desde maio de 2017. Criei o incinerrante em setembro de 2009, e desde então o site abriga alguns traços das minhas atividades como professor, pesquisador, crítico, curador e programador. Também criei, junto com a minha companheira, a Juliana (<3), um projeto chamado a quem interessar possa, que a gente começou em abril de 2016. Se quiser saber mais sobre mim, pode começar com a breve apresentação e os links que coloquei aqui.