Cinema Internacional: Cinemas Africanos [2017.2]

Cinema Internacional: Cinemas Africanos [2017.2]
Imagem1.png

Disciplina de graduação oferecida no segundo semestre de 2017, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

A imagem acima pertence a um dos filmes que será estudado, Sembène! (2015), de Samba Gadjigo e Jason Silverman.

A ementa oficial da disciplina "Cinema Internacional" é:

Estudo dos gêneros cinematográficos como uma estratégia da indústria cinematográfica hollywoodiana em departamentalizar o gosto popular no intuito de manter a sua hegemonia na preferência do público. Apreciação das qualidades de cada um deles, ressaltando-se as suas características básicas (DP).

No programa que vou seguir, elaborei uma ementa alternativa, que futuramente deverá se tornar a ementa oficial de uma disciplina optativa com o nome "Cinemas Africanos". Enquanto essa nova disciplina não é criada, é em "Cinema Internacional" que me pareceu mais razoável situar o tema, considerando as opções disponíveis aqui na Facom.

Leia o programa em PDF ou visualize-o abaixo.

Lembre-se: o programa está em construção e deve ser entendido como uma proposta provisória, permanecendo sujeito a alterações.

Se tiver dúvidas, questionamentos, comentários, críticas e sugestões, indicações de textos ou de filmes ou qualquer outra coisa, escreva nos comentários no final do post ou entre em contato. Obrigado!

Professor de história e teoria do cinema da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador. Nascido em São Paulo, de onde saiu aos 9 anos de idade, já morou em Goiânia, Brasília, Florianópolis e Montréal. É pesquisador e crítico de cinema e cultura visual, programador e curador de mostras e festivais de cinema, doutor em Arte e Cultura Visual, com pesquisa sobre cinema e direitos humanos. É indeciso e nervoso, tenta ser leve e cuidadoso, consegue ser magro e comer muito.

Se você gostou do texto, compartilhe!