a vida das imagens

Meu nome completo é Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro, como você vê no meu perfil do Google Plus.

Assino como Marcelo Ribeiro, como você vê aqui, no aquem.in e no meu perfil do Facebook, por exemplo.

Se tiver interesse em me seguir ou me adicionar, fique à vontade. Eu também tenho um perfil no Twitter, aliás.

Resumidamente, posso me apresentar como pesquisador e crítico de cinema, estudante e professor, curador e programador. Minha formação e meus interesses atravessam o campo dos estudos de cultura visual, o cinema e o audiovisual, a antropologia e a teoria da cultura, a teoria literária e a literatura comparada, entre outras coisas.

Sou o fundador, autor e editor deste incinerrante desde setembro de 2009, e também o cofundador, autor e editor do site a quem interessar possa, junto com minha namorada, Juliana Costa, desde abril de 2016.

Sou doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2016), onde desenvolvi pesquisa sobre cinema e direitos humanos, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com pesquisa sobre as representações da África na filmografia de Tarzan, e bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005). Para mais informações sobre minha formação, minhas experiências profissionais e minha atuação acadêmica, você pode consultar o meu Currículo Lattes. Você também pode consultar a página que estou constantemente construindo e atualizando com minhas publicações.